Blefaroplastia: Cirurgia das Pálpebras

· 5 min read
Blefaroplastia: Cirurgia das Pálpebras

Para as  pálpebras inferiores, o Dr. Mário explica que o problema geralmente aparece como bolsas inchadas, juntamente com excesso de pele e aparência cansada. “Uma vez que existe indicação, quando você remove qualquer bolsa, pode criar uma aparência mais jovem. É uma cirurgia que oferece resultados muito bons e duradouros que mantêm o paciente com uma aparência jovem e mais vibrante”, diz o médico. Quanto à indicação, geralmente, o procedimento de blefaroplastia superior é melhor para pacientes que chegam com a pele da região das pálpebras com sobras, de forma que existem queixas por não conseguirem usar rímel ou sombra. “Isso geralmente acontece porque eles têm pele cobrindo as pálpebras; também existe a reclamação de ‘bolsas inchadas sobre os olhos’ ou olhos que ‘parecem pesados’”, diz o médico. Em algum ponto no futuro, você poderá considerar repetir o procedimento. No entanto, dependendo da sua saúde e outros fatores, a blefaroplastia pode durar até 10 anos.

O uso desta tecnologia evita o processo doloroso e desconfortável da retirada dos pontos. Nesses casos, como comentamos, é possível realizar a blefaroplastia inferior e superior em uma única internação. O mais importante é passar por todo o processo que se inicia no primeiro contato, passando pela realização dos exames pré-operatórios – é isto que garante a necessidade e segurança da cirurgia.  cirurgião plástico volta redonda , é possível que exista coceira intensa, inchaço da pálpebra e olho redondo, que acontece caso se retire pele em excesso da pálpebra inferior. Os resultados da cirurgia de pálpebras irão aparecer gradualmente à medida que o inchaço e os hematomas diminuem. Para saber qual procedimento é o mais adequado para cada caso, é necessário ter a avaliação de um cirurgião plástico ou oftalmológico. Com tudo pronto, o cirurgião começa a fazer os cortes, retirando o excesso de pele e das bolsas de gordura.

QUAL O CUSTO DA CIRURGIA DE PÁLPEBRA?

Se você sentir falta de ar, dor no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrerem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional. Em algumas situações pode não ser possível atingir ótimos resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia. Já o procedimento que corrige as pálpebras acima e abaixo dos olhos é chamado blefaroplastia completa. Ainda que seja uma cirurgia plástica, nem sempre a sua principal finalidade é estética. Isso porque o excesso na área dos olhos atrapalha a visão do paciente e, por isso, é retirado.

Especialistas

Porém, esse valor deve ser consultado junto a clínica especializada, após a avaliação médica. Afinal, as circunstâncias da intervenção diferem para cada caso e interferem no valor final. Exercícios físicos de alto impacto são liberados após o segundo mês, quando a cicatrização está mais avançada, reduzindo os riscos de complicações. Os 7 dias de repouso após a cirurgia de blefaroplastia, devem ser seguidos à risca para assegurar que a recuperação se dará de forma tranquila. Todas as recomendações médicas para o pré-operatório devem ser seguidas à risca, elas servem para evitar complicações durante o procedimento e garantir que tudo ocorra da melhor forma possível. Em geral, a blefaroplastia não é indicada àqueles que têm blefaroespasmo, doenças infecciosas no olho, diabete, conjuntivite ou alguma doença venérea.

  • Caso tome alguma medicação, sobretudo medicamentos que alteram a coagulação do sangue, partilhe essa informação com o seu médico assistente.
  • Outro problema funcional é dificuldade para usar óculos ou lentes de contato, devido à flacidez das pálpebras superiores ou inferiores.
  • Da mesma maneira, trabalha em sua clínica privada, Clínica VR, no Rio de Janeiro, e é fundador do primeiro Centro de Cirurgia Genital (estética e reparador) do Brasil.
  • As bolsas de gordura são retiradas ou reposicionadas, a depender do caso.
  • A compressa fria é fundamental para melhorar a aparência da região, bem como dormir com travesseiro mais alto.
  • Também é possível fazer a blefaroplastia a laser, técnica semelhante, mas que, no lugar do bisturi, usa o laser CO2 para delimitar o corte da pele enquanto os vasos são cauterizados.

Confira nossas cirurgias

Para a realização da blefaroplastia, o cirurgião plástico faz uma incisão elíptica com bisturi nas áreas delimitadas pela  marcação prévia, a fim de retirar o excesso de pele, gordura e músculo daquela região. O cirurgião plástico ocular é o oftalmologista que se especializou nas cirurgias das pálpebras e adjacências. Tem como princípio manter a integridade e saúde dos olhos frente a qualquer procedimento estético ou reconstrutivo. Mas os benefícios da blefaroplastia vão além da estética, a cirurgia proporciona a prevenção de doenças que afetam os olhos, como a ptose palpebral. Essa patologia é provocada pela queda da pálpebra superior que causa prejuízos a visão e pode até comprometer a abertura total dos olhos. O cirurgião faz marcações ao longo do local onde o excesso de pele será removido, seja na pálpebra superior, inferior ou nas duas, que servirão para deixar as cicatrizes imperceptíveis. É realizada com anestesia local associada a sedação, ou seja, o paciente dorme durante a cirurgia, mas não é necessário realizar anestesia geral. O Paciente recebe alta após a cirurgia, não necessitando ficar internado. Na blefaroplastia superior, as incisões são feitas acima da dobra do olho, respeitando o formato natural dos olhos. O cirurgião remove o excesso de pele, a bolsa de gordura e/ou músculo, levando em consideração a simetria e harmonia facial.

blefaroplastia-3

O pós-operatório costuma ser tranquilo e apresentar recuperação relativamente rápida. Ainda há algum inchaço, mas, na maioria das vezes, os pacientes podem voltar ao trabalho e podem ver claramente”, diz o Dr. Mário. O tempo de inatividade envolvido leva “cerca de uma semana ou duas”, e os pacientes podem planejar não estar em público durante esse período, principalmente por causa do inchaço envolvido. Conheça a avançada técnica que possibilita excelentes resultados com menor tempo de recuperação. A região periocular rejuvenescida confere uma grande melhora da cosmetica facial como um todo. As mais frequentes são sangramento, deiscência (abertura de ponto), inchaço persistente (edema), equimose, infecção e ectrópio (inversão da pálpebra).

Tratamentos por localidade

Para que o procedimento aconteça da melhor forma possível, o paciente deve ser submetido a alguns exames clínicos e laboratoriais. Com base nos resultados obtidos, é possível averiguar seu estado de saúde e atestar quaisquer indicativos de complicações durante ou após a cirurgia plástica. A cirurgia das pálpebras é uma cirurgia segura quando realizada por profissionais capacitados e experientes, mas ainda assim apresenta os riscos inerentes a todo procedimento cirúrgico e à realização da anestesia. Ainda neste primeiro dia, é importante se habituar com o inchaço, roxidão, sensibilidade na região operada e com os pontos. O mesmo vale para alguma dificuldade de abrir os olhos quando a cirurgia é realizada nas pálpebras superiores. A cirurgia das pálpebras é realizada, normalmente, com uma anestesia local e sedação, visando o máximo conforto do paciente e mínima dor. Na blefaroplastia, o paciente recebe a anestesia, que pode ser local ou sedação leve endovenosa. Sendo assim, o procedimento pode ser indicado tanto por cirurgiões plásticos, quanto por cirurgiões oftalmologistas. No ano passado, foram realizados mais de 3 milhões de procedimentos estéticos no país, sendo 2 milhões com intervenção cirúrgica. São mais comuns a lipoaspiração, a prótese de silicone, o Botox e preenchimentos com ácido hialurônico. O Brasil liderou o ranking de cirurgias plásticas em todo o mundo em 2023, de acordo com levantamento anual da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética.